A importância da psicologia para a saúde mental
27/10/2022
Os impactos das campanhas sobre a saúde mental das pessoas tem demonstrado a importância da Psicologia para o bem estar mundial.
E este artigo trata justamente de mostrar os benefícios que uma terapia pode ter em tratamentos específicos nas dificuldades enfrentadas pelas pessoas nas áreas emocionais, comportamentais e psicológicas.
Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre a Psicologia, seus benefícios e ramos diversificados.
O que exatamente é a Psicologia?
A Psicologia estuda os aspectos comportamentais e processos mentais de um indivíduo.
Este estudo compreende o funcionamento cerebral, a organização da memória, a interação social e os processos de aprendizado cognitivo das crianças.
Por ser uma área muito ampla, a Psicologia pode ser de interesse de muitas pessoas, tanto em campo de estudo quanto em usufruir dos seus benefícios.
E por falar em benefícios, vamos conhecer alguns deles.
Quais são os benefícios de fazer terapia?
Os ganhos com terapias são muito diversificados e contribuem muito com o bem estar em geral, melhorando muito a qualidade de vida de uma pessoa.
Vamos conhecer alguns desses benefícios através da lista abaixo, venha conferir!
- Ajuda a desenvolver hábitos que são saudáveis para a saúde mental;
- Adquirir auto conhecimento;
- Ajuda na melhora dos relacionamentos interpessoais, inclusive no âmbito profissional;
- Superação de situações traumáticas e perdas significativas;
- Ajuda a lidar melhor com o medo e a insegurança;
- Aumento da autoestima e autoconfiança;
- Desenvolve inteligência emocional;
- Ajuda a lidar com sentimentos negativos como frustrações;
- A encontrar as motivações para a vida saudável;
- Ajuda a desconstruir os hábitos que são prejudiciais à qualidade de vida;
- Tratamentos para transtornos mentais;
- Ajuda a superar a insônia;
- Entre outros benefícios.
Qual é a importância de fazer terapia?
A importância da Psicologia está em conseguir melhorar e superar os aspectos emocionais e os desafios que surgem e afetam a saúde mental de uma pessoa.
Uma boa conversa, dorma livre e humanizada com um profissional da Psicologia, traz alívio em momentos permeados de aflições da vida.
Com suas técnicas específicas, de acordo com a metodologia utilizada, é possível que o profissional ajude o paciente a ter a percepção dos pontos que precisam ser reajustados em sua vida e redescobrir quem a pessoa é.
Sendo assim, a Psicologia ajuda a identificar causas e padrões de comportamento que são empecilhos para se viver de forma mais tranquila e em harmonia consigo mesmo e com as pessoas e circunstâncias ao seu redor, o que resulta em mudanças significativas.
Podemos dizer desta forma, que a Psicologia é importante para a promoção da confiança necessária em busca do equilíbrio e resgate da qualidade de vida, através da assistência terapêutica associada ou não a um tratamento psiquiátrico.
Quais os principais tratamentos feitos através da Psicologia?
Agora você deve estar se perguntando: mais quais os tratamentos que a Psicologia oferece?
Vamos conhecer alguns deles abaixo:
Ansiedade e depressão: buscando a causa, torna-se possível o controle dos sintomas, em conjunto, ou não, a depender do grau, de ajuda da Psiquiatria por meio de medicamentos.
Dificuldade para realizar as tarefas de rotina: no tratamento de problemas emocionais que trazem dificuldades de concentração e desânimo para a realização de tarefas diárias.
Mudanças repentinas no humor que são duráveis: na busca da estabilização do humor, compreendendo as causas das mudanças significativas do mesmo.
Alterações no sono: compreender as questões que interferem de forma negativa na qualidade de sono de uma pessoa, o que afeta a qualidade de vida e saúde física da mesma.
Dor de cabeça e no corpo: dependendo das condições emocionais de uma pessoa, alguns sintomas físicos surgem, sem que haja aparente motivo para seu surgimento, incluindo exames com resultados normais. Neste caso, a terapia pode ajudar a equilibrar a mente, o que resulta em melhora física.
Mudanças de peso: existem transtornos emocionais que desequilibram o padrão alimentar, que afetam, direta ou indiretamente, o ganho ou a perda de peso. Sendo assim, principalmente dentro dos transtornos alimentares, o terapeuta pode ajudar, orientando e equilibrando causa e efeito, a relação do paciente com a comida, para torná-lo mais feliz.
Tratamentos de dependência química: são inúmeras as causas que podem tornar uma pessoa em dependente químico, que ao compreender melhor sua condição, e com o auxílio terapêutico correto, pode encontrar a sua remissão, recuperando-se e sendo reinserido socialmente. Fale com a equipe de atendimento do Instituto Psicologico e tenha informações sobre o trabalho realizado em nossas clínicas de reabilitação.
Os padrões de consultas terapêuticas serão definidas de acordo com a necessidade do paciente, bem como a melhor abordagem.
Agora que você já entendeu a importância da Psicologia, não perca tempo e busque qualidade de vida através do equilíbrio emocional que você necessita.
Atendimento
Basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato com você sobre a intervenção que necessita.