O que é o Plano de prevenção à recaída?
Você sabe o que é um plano de prevenção de recaídas? Na verdade, nada mais é do que uma forma de identificar e automaticamente reduzir os riscos associados à recaída.
Esse é um plano capaz de ajudar as pessoas a permanecerem em recuperação por períodos um pouco mais longos.
Na verdade, aprender a fazer esse tipo de plano e passar por esse processo de criação do plano pode ser a diferença entre períodos longos de sobriedade e recaídas repetidas.
Na grande maioria das vezes, esse tipo de plano é um documento escrito por uma pessoa da equipe multidisciplinar que cria juntamente com a equipe de tratamento, compartilhando diretamente com o grupo de apoio.
Normalmente esse plano oferece um curso de ação capaz de responder a desejos e possíveis gatilhos. Lembrando que normalmente a recaída não é um evento do momento, na verdade, antes de ocorrer alguns sinais aparecem. Vamos entender tudo sobre isso!
A importância do plano de prevenção à recaída
O plano de prevenção à recaída é importante porque geralmente ela não é um evento do momento, na verdade acaba ocorrendo um processo de 3 partes e isso inclui:
- A recaída emocional;
- Recaída mental e por fim
- Recaída física;
Ao ter esse tipo de plano, saiba que será possível reconhecer e então agir sobre alguns sentimentos e eventos, isso ajuda evitar uma recaída física, que normalmente é o estágio que alguém retorna ao usar drogas ou mesmo álcool.
E como ajudar um dependente químico que acabou recaindo?
O primeiro passo é nunca julgar o dependente, é interessante lembrarmos que a pessoa não recai somente por falta de força ou interesse na recuperação.
É muito provável que o dependente químico se sinta um fracassado, e isso acaba gerando muita vergonha.
O próprio dependente em recuperação sabe que essa recaída não é nada benéfica, sendo assim, repetir isso não ajudará e somente deixará essa situação mais tensa e pesada.
Dessa forma, é importante ser empático e dar suporte, sempre ficando ao lado do dependente e pronto para ajudar no que for preciso.
Converse com a pessoa, e permita que ela exponha sua frustração colocando a vergonha para fora, procure escutar atentamente.
Caso perceba que a pessoa está completamente relutante em voltar ao caminho do tratamento, então é o momento de intervir, principalmente se a recaída for persistente e o consumo de substância química acabar colocando a vida do indivíduo em risco.
Nesse momento, é importante buscar apoio em uma clínica e então muitas vezes optar pela internação pode ser a melhor saída novamente.
Porém, se for uma situação completamente pontual, procure incentivar os cuidados com a saúde mental, tente então evitar os gatilhos ambientais e sociais capazes de provocar essa recaída.
Além disso, é importante que a família procure por ajuda psicológica porque esse é um momento bem difícil não somente para o adicto e sim para todos os familiares.
E quais exercícios ajudam na prevenção à recaída?
Sim, existem diversos tipos de exercícios de prevenção a recaída, contudo, eles devem ser implementados pelos próprios terapeutas.
Cada exercício é pensado conforme a situação pessoal e individual do adicto, todo o plano deve ser pensado visando a vida do mesmo.
Veja os principais sinais de que a pessoa recaiu na dependência química
Na realidade, há vários sinais que podemos perceber no dependente químico, principalmente antes de sofrer uma recaída, vamos conferir alguns deles abaixo:
Total desonestidade
O dependente automaticamente começa a demonstrar episódios de desonestidade total. Sendo que pode dizer que vai a algum lugar e não vai, ou mesmo vai fazer algo e não faz.
Além do mais, pode começar a mentir guardando drogas ou álcool e alegar não saber do que se trata.
Muita agressividade
A agressividade aparece quando o dependente é confrontado pela família, isso acaba sendo uma forma de autodefesa podendo ser um dos maiores sinais da recaída.
Euforia
É bem possível que uma hora ou outra o indivíduo comece a demonstrar que está bem feliz e completamente realizado com seus resultados. Porém, é preciso entender que esse comportamento surge de forma abrupta, demonstrando que não é a realidade.
Vitimismo e muita desculpa
Se a pessoa não demonstrava esse comportamento antes, cuidado quando começar a aparecer. Se a pessoa demonstra uma autopiedade imensa, comece a observar melhor, afinal pode ser que esteja tentando justificar sua recaída.
Certamente esses são apenas alguns dos sinais, no entanto, qualquer mudança no comportamento deve ser observada para ajudar no plano de prevenção à recaída!
Atendimento
Basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato com você sobre a intervenção que necessita.